quinta-feira, 2 de setembro de 2010

É HORA DE SABER ESCOLHER

Meus amigos, a eleição está ai, é muito importante sabermos em quem vamos votar, quem nos representará, portanto, observem as propostas de cada um, escolha quem realmente tem compromisso com o povo, conosco. abaixo, uma poesia escrita em 1990 e infelizmente até hoje continua atual. observem, leiam, comentem.



Meu Brasil






Sou um cidadão comum

Como muitos, infeliz!

Também não sou um poeta

O pessoal é que diz

Mas por viver revoltado

Com o peito machucado

Vou falar do meu país.



Nunca vi país tão rico

Quanto à pátria Brasileira!

Faz pena muitos políticos

Só sabem fazer besteira.

Por isso nosso lugar

Quem vive a trabalhar

É cachorro sem coleira.



Meu Brasil, eu te pergunto:

De todo meu coração

Sobre esta tua lei

Chamada constituição,

Que só dar direito aos ricos

Como se não existisse

Pobre em tua nação.



Estes teus representantes

Fingem que não me escutam

Falo mas para eles

Minhas palavras são mudas,

Por isso que teu progresso

Está sempre em regresso

É sempre o mesmo e não muda.



Que coisa feia Brasil!

Eu fico indignado.

Os juízes, os ministros

Vereadores, deputados,

Roubam os operários

Aumentam os próprios salários

E não são indiciados.



Meu Brasil tenha certeza

Você precisa mudar

Teus filhos se envergonham

De tanta corrupção que há

E através dos meus escritos

Escuta Brasil meus gritos,

Pois venho te perguntar:



Meu Brasil, por que será,

Que você é deste jeito?

Tudo existe de bom,

Só os ricos têm direitos

A uns tratamentos nobre

Enquanto trata teus pobres

Sem carinho, sem respeito.



Meu Brasil, ver se acorda!

Enfrenta a realidade.

Os pobres também precisam

Viver com dignidade.

Ver se muda e transforma

Tuas leis em uma norma

Que sirva a comunidade.



Desperta pátria criança

De céu azul como anil.

Acorda pequeno jovem

De coração varonil.

Traz a bandeira no peito

Vem defender seus direitos

Nas ruas do meu Brasil.



Esqueça que você é,

Uma pessoa gentil.

Vem mostrar para o mundo

A tua face hostil,

Vem proclamar a verdade

Desmascarar os covardes

Políticos do meu Brasil



Meu Brasil peço desculpa,

Por falar de te ruim

Sei que você não tem culpa

De tudo que fazem a mim.

Mas os teus representantes

Teus políticos ignorantes

Fazem-me pensar assim.











Francis Gomes

Um comentário:

  1. AMIGO FRANCIS GOMES, é realmente uma vergonha o que acontece numa terra como o Brasil. É preciso sim mais responsabilidade na hora de escolher quem vai nos representar, mas, votar em quem, se ja virou palhaçada a eleição, onde se coloca um Tiririca e tantos outros de fim de carreira artística, que para não sair da mídia, aí estão como candidatos? É o fim da picada tratar o povo como ignorante. Nem dá para comentar né!
    Um abraço,
    Paulo Odair-poeta

    ResponderExcluir