quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O encontro




Amado não pela sua fama, mas por sua elegância e carisma, com uma beleza natural, um galanteador nato, apesar de ser considerado um gigante, tem suavidade em suas ações, só quando impulsionado por força da natureza, se altera do seu estado normal, e quando fica nervoso causa alguns estragos, mas nada comparado a grandiosidade de suas atos de bondade, em colaborar com a sobrevivência humana. Corre dia e noite sem se preocupar com horário nem distância a fim de alimentar alguns famintos, que vê nele a única forma de viver para não morrer de fome.

Por onde passa todos ficam encantados, homens, mulheres, crianças, até os animais exprimem felicidade ao vê-lo. Na verdade sempre foi e continua sendo uma espécie de deus. O carinho que as pessoas demonstram, apesar de que antigamente o tratavam melhor, a forma carinhosa como as mulheres se referem a ele, deixa os homens morrendo de inveja, querendo ser semelhante, mesmo sabendo que isto seria humanamente impossível. Sem sombra de dúvida, é esplendido! Uma criação perfeita do Deus todo poderoso.

Além de grandioso em beleza, sua bondade ajuda muitas pessoas, dando o máximo de si, o que tem de melhor. Dele só sai coisas boas, capaz de fortalecer o corpo, sua beleza enche os olhos de maneira que até a alma vibra de alegria ao vê-lo. Nada pede em troca, a não ser o respeito e o cuidado que todos têm para com ele, é o suficiente para deixá-lo satisfeito. Apesar de que nos dias atuais muitos não o tratam como os antigos tratavam, alguns o ferem atirando lixos e muitas outras coisas que o deixa triste a ponto de se entregar e desaparecer da face da terra. Mas ele é guerreiro, valente e não se entrega.

Pelas muitas cidades e estados diferentes por onde passa (pois é um eterno viajante) faz uma legião de fãs. Alguns o reverenciam, jogando flores, outros o agradecem por toda sua bondade, como se suas vidas sem ele não existissem, ou no mínimo muito tristes, cheias de dificuldades.

Perto dele até os pássaros cantam de alegria, formando um lindo coral, acompanhados por uma orquestra regida pelo sabiá de peito branco, pelos galos campina, canários da terra, azulões e muitos outros. Parece uma serenata a pessoa amada, em noites de lua cheia. Um louvor a um deus na terra, com uma diferença, este amor demonstrado é verdadeiro, puro, sem fingimento, eterno, só a morte de um ou outro pode por um fim neste amor, porém, ele parece ser imortal, mas na verdade não é. Por onde passa leva consigo lágrimas de felicidades e de tristezas, muitos choram quando pensam que um dia pode perdê-lo, que algum dia, pessoas inconscientes, com atos inconseqüentes e criminosos possam matá-lo, e assim desaparecer para sempre da face da terra, esta criatura adorável.

A existência dele na terra, para muitos, é tão necessária como o ar que respiramos para sobreviver, muitos sem ele nem existiria, e se um dia o matarem, junto com ele morrerá uma nação, porque certamente jamais haverá outro igual. Assim como a lua que entra de casa em casa pelas frestas das portas e janelas, se derrama e se espalha pelas matas e ruas da cidade, roubando para si, adoração dos poetas, do mesmo modo é para com ele, um santuário, onde os adoradores reverenciam mais a criatura que ao criador. Muitos o amam, o veneram, o adoram a ponto de agradecê-lo mais por sua existência que ao próprio Deus que o criara. O tempo passa, mas isso não significa nada, quanto mais velho, mais pessoas o amam e agradecem por ele ser o que é e como é. Respeitado por adultos e crianças, ninguém ousa fazê-lo mau algum, mas sempre há um inconseqüente para contrariar.

As crianças brincam com ele, e não se vê malícia, as mocinhas, quando estão a sós, mesmo sabendo que ele nunca olharia para isso, exibem-se nuas para ele, acariciando todos os contornos dos seus corpos virgens. Contavam-lhe suas fantasias, seus sonhos e desilusões. Além de todas estas qualidades, é um bom confidente. Todos têm extrema confiança nele, certeza absoluta, que nunca ninguém saberá sobre o que lhe falam, a não ser que alguém escute a conversa, porque se depender dele nunca outra pessoa ficará sabendo.

Ele realmente é demais, incomparável, muitos o invejam. Alguns homens têm ciúmes não propriamente dele, mas o que pode acontecer próximo dele, sua beleza enfeitiça os amantes, a ponto de muitas vezes fazer dele, testemunha de um amor verdadeiro e também de muitas traições. Mas seu estilo de vida não permite que se envolva nestes assuntos. Na verdade ele não dá motivos para isso, por mais que lhe faltem ao respeito, respeita a todos, mas muitos homens são simplesmente um poço de ciúmes, enxerga malícia em tudo, alguns nem permitem que suas mulheres se aproximem dele sozinhas, não com medo de suas ações, mas o que poderia acontecer ao seu lado.

Todavia é do ser humano, por mais que seja aventureiro, ter um lugar para descansar. Com ele não seria diferente. A adoração do povo para com o mesmo é inexplicável. Os que sabem onde fica o lugar de seu repouso vão vê-lo chegando à sua casa. Eu nunca tive a oportunidade de acompanhá-lo até sua morada fixa. Dizem os que o viram que realmente é um cenário maravilhoso.

Contam os mais velhos, que até filmagem para programa de televisão já fizeram, a fim de mostrar ao mundo como age um verdadeiro galanteador ao encontrar a quem ama após uma longa jornada. Ansioso, parece alguém enlouquecido de saudades, um amante jogando-se nos braços do seu amor, sendo acolhido nos seus seios com carícias e abraços mútuos. Na verdade entrega-se profundamente, completamente enlouquecido de desejos e paixão como um cavalheiro trata sua dama, amada e companheira. Como um poeta faz a sua musa, entre sussurros e beijos, recitando-lhe versos românticos ao ouvido, verdadeiras declarações de amor. Assim ele faz.

Um amor eterno de grandes amantes, enquanto um viaja o outro espera, recebe muitas visitas, mas não o trai, e após encontrarem-se, não se separam jamais, viverão eternamente grudados um ao outro. Assim é, e sempre será encantador e deslumbrante por onde passar. Assim tão magnífico é, e será de séculos em séculos enquanto o homem, causador da poluição e destruidor das maravilhas que Deus criou, não destruir, o Rio São Francisco por todo seu percurso, ajudando o povo nordestino, as famílias ribeirinhas e o seu encontro com o mar.

Francis Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário