segunda-feira, 16 de setembro de 2013

UM ABRAÇO CORDELIAL A TODOS QUE AMAM ESTA CULTURA E ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS

Meus queridos a parti de hoje estarei publicando uma retrospectivas dos meus   20 cordéis publicado começado do primeiro cordel até agora, não colocarei a história completa mas acho que o suficiente para apreciar um pouco o meu trabalho.




O caipira feio e a academia I

  
Seu moço eu nasci na roça
Debaixo de uma paioça
Bem no meio do matagar,
Estória que eu ouvi dizer,
Que quando eu fui nascer
Mamãe danou-se a gritar
Gritava numa artura!
Que meu pai Mané Ventura
Ouvia lá do currar.

Este homem se assustou
Deu um pulo e perguntou:
- Menino o que diacho é isso?
O que está acontecendo?
Quem diabo é que está fazendo?
Todo este rebuliço?
O cabra saiu correndo,
Chegou em casa dizendo:
- Mazé; o que peste é isso?


Mais gritando que falando
Se retorcendo e chorando
Minha mãe veio a dizer:
- Homem deixe de besteira,
Vá chamar logo à parteira
Teu filho está pra nascer.
Mas o caboco fez de tudo
Fez careta ficou mudo
E não conseguiu se mexer.

Nesta hora a coisa fedeu,
Minha mãe quase morreu
E meu pai sem se mexer.
Foi tanta gritaria
Que a vizinhança corria
Desesperada pra ver.
A parteira dona Odila
Foi à primeira da fila
A começar a correr.

E quando a mulher chegou
Que meu pai ela avistou
Entrevado sem mexer,
Era minha mãe gritando!
E o homem só espiando
Sem ele nada fazer,
Quase que foi a loucura
Gritando: - Mané Ventura
Vai deixar a mulher morrer?

Começou a correria
Traz pano, traz a bacia,
Bota a água pra ferver.
Outro gritava lá de fora,
-Vala minha Nossa Senhora
O menino não quer nascer
De repente ouviu-se um grito
- Meu Deus que bicho esquisito,
- O que isto venha a ser?

A parteira aperreada
Gritando desesperada,
-Traz a luz pra clarear.
E quando a luz chegou
Que a parteira olhou,
Começou se arrepiar,
Vendo o jeito de dona Odila,
Todo mundo já fez fila,
Correndo pra espiar.

- Meu Deus o que é aquilo?
Só de cabeça mais de quilo!
Mas que bochecha tão cheia!
O beiço todo encarnado,
O olho arregalado
Sem pelo na sobranceia.
Mas nem parece com gente,
E já nasceu com dois dente

Credo em cruz que coisa feia...


E a história continua....

Em breve o próximo cordel.


Francis Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário