quarta-feira, 18 de setembro de 2013

ABRAÇO CORDELIAL A TODOS


Estrofes do meu segundo cordel.

Malandro

 Eu, um cearense arretado
Analfabeto, acanhado,
Que mal aprendi ler.
Com meu primo Evandro,
Fomo da uma de malandro,
Veja onde fui me meter.

Morando no Ceará,
Nois só falava por lá
Usando a língua da gente,
Num é que seja esquisita,
Mas quem nos faz uma visita,
Ver que é um tantim diferente.

Cumode, promode, pro donde,
Prá quê, pro quê, pra donde,
E querendo aprender gíria.
Eu e o primo Evandro,
Ainda se achava malandro...
Falando estas aresia.

Era coisa de família,
Fazendo tanta estripulia
Ainda dava uma de valente.
Com uma peixeira na mão,
Prá arrumar confusão,
Era só mexer com a gente.

Por exemplo, meu vô zuca,
Nervoso igual uma mutuca,
Vivia arrumando intriga,
Ô bichim tu venha cá,
Num vem não nontoce vá,
Seu filho de rapariga.

Papai era diferente
Vivia aconselhando a gente
Pra não fazer nada errado
Não gostava de intriga
E quando eu arrumava briga
Ficava muito zangado

Ele dizia lá em casa,
Formiga que cria asa,
Procura o que num perdeu.
Apois bem chegou à hora,
Que eu resolvi ir embora
Levando o Evandro com eu.

Como se eu ouvisse
Papai ainda me disse
Filho tu tome cuidado
Porque você e Evandro
São caipira, não malandro
Você está enganado

O mundo é bem diferente
Daqui da terra da gente
Que todo mundo lhe ama.
Eu até ouvi dizer
Tem gente que sabe ler
E falar outro idioma.

Aqui é o seu terreiro
O mundo é um grande poleiro
Onde outro canta de galo
E você ó meu filhinho
Vai ser apenas franguinho
Escute o que eu te falo

Mas eu todo chei de panca
Comecei a botar banca
Zombando da cara dele.
Achando que era sábio
Dando uma de otário
Arrespondi para ele

O senhor pode está certo
Mas eu sei que sou esperto.
E ajuntando meus trapos,
Ainda disse papai
Toda cobra que num sai
Não aprende engolir sapos.

Mal eu tava sabendo,
Deus tudo estava vendo
E seu castigo num falha
E todo filho que sai
Sem escutar mãe e pai
Ele sempre se atrapalha.

Fomo pro Rio, de Janeiro,
Trabalhemo um mês inteiro,
Só pra entrar pelo cano.
Eu e o Evandro, analfabeto,
Fomo da uma de esperto,
Numa boate de americano.

Falando um tal de: corta essa,
Ai mano, eu tô nessa,
Manda ver. Qual é a tua?
Tô de boa é minha sina,
Vou descolar uma mina,
Prá da um role na rua.

Sem carro, prá começar,
Um taxi fomos pegar,
Paguei uma grana infame.
E logo ao ir chegando,
Vi num letreiro piscando,
American’s drinks, welcome.

Já fiquei meio cabreiro,
Vendo naquele letreiro,
Dizendo que wel come.
Vala meu Deus do céu,
Quem diabo é este wel,
Que está com tanta fome!

Como um cachorro assustado
Olhando pra todo lado
Eu fui me aproximando.
Quando mais perto eu chegava
Mais o letreiro piscava
Como que me convidando.

Tava escrito em uma porta,
Com uma letra meio torta
Push, enter, and have fun.
Enquanto eu estava puxando,
Chegou uma bichinha falando:
Excuse-me, excuse-me honey.

Dei-lhe uma bofeta,
Que ela caiu sentada,
-Help me, help me please.
Mas num tem mermo que apanhar,
Pois queria me agarrar,
Ainda pergunta o que fez.

Eu já todo apoquentado,
Chegou outro apalermado:
Excuse-me guy, thenk you.
Sujeito mal educado,
Vá você seu desgraçado,
É esta a educação do sul?

Apois veja seu menino,
Ainda dizem que nordestino,
É quem num tem educação.
Um sujeito bem trajado,
Até bem aparentado,
Me falando palavrão.

O Evandro nesta hora,
Me chamando prá ir embora,
Se borrando como nunca.
Com toda minha educação,
Eu falei agora não,
Vou entrar nesta espelunca.

Sem esta de meia vorta,
Dei um empurrão na porta,
E acertei sem querer.
Num era prá puxar,
O tal push, é empurrar,
Mas como eu ia saber?

Rapaz, mas quando eu entrei,
Num vou mentir, me assustei,
Quase que me mijava.
Era uma papagaiada,
Eu num entendia nada,
Que aquela gente falava.

Excuse me, sorry, I don’t know,
Bye, good -bye, let’s go,
Good, nice, beautiful, em fim,
Evandro, ele falou pra eu,
Bichim nois já morreu,
E tamo com o coisa ruim.....


Francis gomes.
tchekos@ig.com.br
www.poetafrancisgomes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário