segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Meus queridos, esta é a poesia que eu farei amanhã, terça feira dia 23/08/2011 no teatro Armando de ré, na festa da cultura popular, a escrevi exatamente para este dia.
conto com a presença de todos.


 Festa do povo

Salve, salve pátria amada
De céu azul como anil
Salve o povo brasileiro
E o folclore do Brasil
Salve eu que escrevi
E o cabra que me pediu

Mestre Quim meu grande amigo
Capoeirista  guerreiro
Defensor da causa negra
E de costume negreiro
Me pediu estou aqui
Meu amigo e companheiro

Pra descrever em versos
O folclore brasileiro
Festejos de uma nação
Costume de um povo inteiro
Lendas e mitos contados
Desde D. Pedro primeiro

Amigos que estão presentes
Eu venho vos convidar
Pra festa que vou fazer
Pra junto nós festejar
O folclore brasileiro
E a cultura popular

A festa vai ser do povo
Não precisa de crachás
Tem quentão pinga da boa
Leite café e chás
Quem quiser dá  glória a Deus
Ou saúda seus orixás

Vai ser  23 de junho
Bem na noite de São João
Vai ter forró e quadrilha
Maracatu e baião
Um sanfoneiro tocando
Pra homenagear Gonzagão.

Vamos fazer um batuque
Tocar  um samba de roda
Quem tá sentado levanta
Quem tá dormindo acorda
Prá dançar frevo comigo
Fumando fumo de corda.


Vai ter côco Alagoano
Congada, fandango e reisado
Em homenagem ao cangaço
Nós vamos dançar xaxado
Catira e bumba meu boi
Pra ninguém ficar parado

A noite é de alegria
E nisso ninguém discorda
E em volta da fogueira
As crianças brincam de roda
Enquanto os jovens namoram
Os pequenos pulam corda

Os contadores de histórias
Começam se aproximar
A criançada em volta
Chegam para se assentar
Até que ta namorando
Para um pouco para escutar

História de curupira
Lobisomem boi tatá
Do Boto cor de rosa
Cobra cega boi fubá
E do saci pererê
Pulando pra lá e pra cá

E da mula sem cabeça
Do negrinho pastoreiro
Da caipora corpo seco
E da loira do banheiro
Também de alma penada
Vagando pelo terreiro

E quando a fogueira acaba
E  se apagam suas brasas
Todos vão se retirando
Procurando suas casas
Feliz igual passarinho
Cantando e batendo as asas

Todos vão se despedindo
Adeus fulano  e beltrano
Andando pelo o caminho
Cada um faz  seu  plano
Pra festejar novamente
Na festa do próximo ano.

Também vou me despedindo
Eu também preciso ir
Adeus amigos, amigas
Tá na hora de partir
Até no próximo ano
Se Deus do céu permitir


Francis Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário