quinta-feira, 4 de julho de 2013

A mentira



Sozinho em casa.
Outro dia eu estava pensando,
E assim meditando, meditando...
Sobre o que falo o que faço e o que sinto.
E de mente aberta,
Cheguei a incrível descoberta,
De que eu minto

Cada um.
Faça assim como eu fiz,
Seja seu próprio juiz,
Vasculhe os eu subconsciente.
Você pode até negar
Mas com certeza ele vai falar:
-Você também mente.

Sem meio termo.
Vocês, todos vocês,
Sejam verdadeiros desta vez.
Por favor, não inventem.
Acham que eu sou louco inconseqüente?
Que sou o único que mente?
Não. Vocês mentem.

Sim, é deste jeito.
Eu, tu, ele...
Nós, vós, eles,
Quase sempre fingimos.
Não estou aqui para acusar,
Eu apenas revolvi mostrar;
Todos nós mentimos.
É sempre assim.
Estamos sempre fingindo,
Estamos sempre mentindo,
Por mais que sejamos rigorosos.
Seja no amor ou no financeiro,
Por mais que sejamos verdadeiros,
Somos sempre, mentirosos.

O certo é:
Mente quem perde e quem ganha,
Seja por medo ou vergonha,
Para tirar vantagem ou agradar alguém.
Desculpem-me por falar o que sinto,
A verdade é: eu minto,
Mas vocês, também.

Finalizando.
Para deixar por concluído,
Perdoem-me se fui atrevido,
Mas quero ver quem me desmente.
Quero ver quem tem coragem,
De fazer à sacanagem,
De falar que nunca mente.                          

Francis Gomes                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário