sexta-feira, 2 de novembro de 2012

OS SONS DA MORTE





Blem blem blem todos os domingos às nove horas da manhã os sinos da igreja matriz chamava os fieis para a missa. Mas não era qualquer badalada, tinha que ser cinco badaladas com intervalos de cinco minutos cada, sem repicar.
Em outro horário, sete badaladas, com intervalos de sete minutos, sem repicar.  Mamãe já falava: Deus se lembre da alma dele ou dela. Olha filho morreu alguém e corpo está chegando à igreja para o velório.
Passado duas horas mais ou menos blem, blem, blem sete vezes, repicando sem intervalo. Deus lhe ponha num bom lugar. Olha filho já estão levando o corpo para o cemitério.
Assim eu cresci, ouvindo as badaladas do sino da igreja matriz, anunciando as missas e o fim da vida, o desespero de uns e o descanso para outros.
Um dia quando mamãe falou: Deus se lembre da alma dele.
Perguntei mamãe por que as pessoas morrem? 
Porque Deus quer meu filho.
Como é a morte mamãe?
Ela é muito feia meu filho.
Mamãe para onde vão os mortos?
Para o céu?
Todo mundo?
Sim?
E pessoas ruim também mamãe?
Um silêncio...  Mamãe coçou a cabeça.
Vai tomar banho menino deixa de ficar perguntando estas coisas besta.
Mas mamãe. 
Já falei, vai querer apanhar?
Eu desistir naquele momento, mas fiquei encucado com aquilo. Como pode todo mundo ir pro mesmo lugar.
Em um domingo à noite fui à missa com mamãe. Porque domingo tinha missa de manhã e a noite. Mas como eu estava falando fui à missa com mamãe.
Em um momento em que todos, ou melhor, quase todos rezavam acompanhando e repetindo tudo que o padre falava eu ouvir algo que me chamou muito atenção. Enquanto as pessoas rezavam de joelhos com a cabeça baixa, eu ficava observando aquelas mulheres de véu preto na cabeça, umas rezavam outras fingiam, e outra ficava vendo quem estava mais bem vestida. Mas não foi isso que me chamou a atenção porque isso era normal.
 Foi quando eu ouvi: Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem.
Não deu outra, chegando em casa eu perguntei:
Mamãe, mamãe o que é inferno?   Lá tem fogo?
De onde tu tirou isso menino? Eu ouvir lá na missa.
Inferno é um lugar ruim meu filho, muito triste, pra onde vão as almas penadas.
Alma penada, o que é alma penada?
São as pessoas que morrem e não vão para o céu, então vão para o inferno passar no fogo do purgatório.
Purgatório, o que é isso?  Para de perguntar vai dormir.
Mamãe. Vai dormir já falei.
Fui dormir, mas eu fiquei pensando, inferno, purgatório, que nome bonito como ser um lugar tão ruim. Será para onde papai foi?
Será que ele foi pro céu ou pro inferno, passar no fogo do purgatório?
Já havia quatro anos que papai tinha morrido, quanto ele morreu eu só tinha cinco anos. Eu não lembro muito bem, mas sei que chorei muito e minha mãe também.  Mamãe falou que foi uma dor de cabeça muito forte, mas não gosta de falar sobre isso, ela fica triste e chora muito ainda toda vez que fala de papai.
Às vezes de tanta saudade que eu sinto dele, eu fico com muita raiva da morte, revoltado, e penso se eu a pegasse eu é que a matava. Como pode levar meu pai tão novo e deixar eu e mamãe sozinho no mundo, sem ninguém para cuidar da gente.
Esta morte dever ser como mamãe fala mesmo ruim e feia de mais. Por falar em chorar eu gostaria de contar um caso que por várias vezes aconteceu quando eu estava com mamãe algumas noites na cozinha de nossa casa.
Perto de nossa casa tinha um lugar onde antigamente era um cemitério de criancinhas recém nascida. Muitas vezes à noite quando mamãe estava na cozinha ela escutava criança chorando na direção do antigo cemitério e me chamar para ouvir.
Mamãe dizia que era as criancinhas pagãs, aquelas que morreram antes de serem batizadas, então fazia uma reza e falava que tinha batizando  o anjinho, ele parava de chorar, e subia  para o céu. Eu mesmo me arrepiava todo de medo até hoje só de pensar.
O interessante é que só escutava o choro da conzinha, segundo mamãe é porque é o lugar onde as mães costumam ficar mais tempo.
Mas um dia eu caí na besteira de perguntar para mamãe se as criancinhas choravam porque estavam no inferno, passando pelo fogo do purgatório.
Tu tá beste moleque como pode os anjinhos de Deus ir pro inferno.
E por que eles choram? Já te falei que é pra ser batizado.
Mamãe e papai? O que tem seu pai filho?
Papai foi para o céu ou para o inferno, passar no fogo do purgatório?
Slep, slep, dois tapas na cara, toma o que tu tava querendo.
Depois deste dia nunca mais falei de morte com mamãe.






Francis Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário