sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

SÃO PAULO, UM PAÍS EM UMA CIDADE




Eu gostaria de ser um poeta
Para escrever uma história completa
Através dos meus versos rimados
Não para contar um dilema
Mas para fazer um bonito poema
Sobre a cidade que me acolheu em seus braços
Sei que não sou nada disso
Mas por meio destes poucos rabiscos
Quero presta minha homenagem a São Paulo

São Paulo de lutas e glórias
Batalhas e grandes vitórias
Para orgulho de uma nação
São Paulo que é quase um país
Um país em uma cidade
Motivo de satisfação
Para um povo valente e guerreiro
Povo simples e hospitaleiro
Patriarcas de bom coração

São Paulo que não é racista
De mendigos a grandes artistas
Ela acolhe em seu coração
São Paulo que tem monumentos
Que ultrapassam a barreira do tempo
Descritos em versos e canções
Histórias que o vento não leva
Lembranças que tempo não apaga
Marcos de revoluções

São Paulo que teve a sorte
De ouvir o grito: independência ou morte!
As margens do rio Ipiranga,
O sol da justiça brilhou na cidade
Com raios de liberdade
Surgindo no horizonte
Para escrever nas páginas de sua história
Capítulos de um futuro de glória
No livro da vida, de uma cidade gigante!

Como uma galáxia no espaço
Assim é São Paulo!
Cheia de grandeza, força e poder!
É verdade, nem tudo aqui beleza,
Também falo com muita tristeza
Do descaso do rio Tietê
No leito onde corre suas águas
Até parece corredeiras de lágrimas,
É tão triste, que nem vou descrever;

Uma selva de concreto e ferro                                                                                                          
Onde abriga crianças e velhos
Em árvores chamadas edifícios,
Aqui o lobo é o próprio homem
Em cavernas chamadas de túneis
E o medo é o pior inimigo
Nesta selva, os répteis são carros,
Helicópteros são os seus pássaros
Voando em um espaço, poluído e sombrio.

Mas como nada é perfeito
Mesmo com os seus defeitos
É esta a São Paulo que amo
Problemas onde não tens
Quero dar-te os parabéns
Por quatro centos e sessenta anos
Canta e dança minha gente
Celebrai alegremente
Salve o povo paulistano

Muito obrigado São Paulo
Paulistanos, obrigado;
Por aqui me receber,
Sei que não sou conhecido,
Pode ser que meu poema, ele nuca seja lido;
Eu não ligo, eu só quero agradecer,
Quero bem alto falar
Me divertir e cantar

Parabéns para você.


Francis Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário