quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A sabedoria

Acredito que todo pessoa deveria crer em alguma coisa, defender uma bandeira. Aquele que diz não ter lado ser neutro a tudo, e que não levanta bandeira nenhuma, é covarde e não é capaz de defender a si próprio. Apesar de que é muito difícil defender algo quando não se motivo para acreditar. Mas eu não desisto nunca.
Talvez por se um dos muito exilados no meu próprio país eu penso desta forma. Não sou um exilado político, mas a política de qualidade de vida tem obrigado muitos deixarem sua terra natal, seus estados de origem para  se aventurarem em um mundo tão distante do seu habit natural.
Exilado, sim esta é a palavra apropriada. Somos exilados, por cauda cor, da condição financeira, por habitarmos na periferia, por ser nordestino, por ser gordo, feio, pobre, pelos sotaques, dialetos que usamos.
Somos exilados na saúde, na educação, no lazer. Sobrevivemos, olhando como por uma janela os ricos viverem.
 E quando vejo as lágrimas dos oprimidos e a força  do lado de seus opressores, entendo o que quis dizer Salomão quando disse que a opressão faz endoidecer até o sábio, mesmo assim  não desisto e continuo defendo minha bandeira, e acreditando que melhor é a sabedoria do que a força ainda que a sabedoria do pobre seja desprezada.


Francis Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário