O prazer e a importância de ler
Ler não é apenas foliar as páginas de um livro, percorrendo com os olhos o que as entrelinhas descrevem, com o pensamento em outro lugar. Ler, é ouvir o barulho das páginas passando com o mesmo prazer que se escuta uma chuva fina no telhado. É sentir o cheiro de papel novo ou velho, principalmente o velho de um livro antigo de páginas amareladas do mesmo modo que se sente o cheiro da brisa das manhãs de primaveras.
É viajar, dá a volta ao mundo sem sair de casa. Conhecer outras culturas, outros estilos de vida, dialetos, linguajar regionalístico. Poder viver o passando estando no presente, imaginar o futuro, viver o presente de uma forma mais humana se tornar mais culto, mais sábio, porque é isso que faz um bom livro, uma boa leitura. Nos faz cidadão. Todos nascem ser humano, mas o cidadão ele é formado, preparado para enfrentar o mundo, e os livros tem este poder.
Ler é viver outro mundo. Um mundo real, fictícios, fantástico. É deixar o corpo preso e o espírito livre a mente aberta e preparar o coração para as aventuras da vida real.
É descobrir os ministérios de uma boa história, a cada frase, cada parágrafo descobrir um segredo que nos faz entender melhor a alma do outro. Sair da mesmice e adquirir conteúdo para fala com quem quiser, sem medo. Falar sem se preocupar com besteiras que possam sair da boca, porque as palavras fluirão como água em fontes nas colinas, e serão agradáveis como o perfume das flores.
Por isso leia, leia o que quiser: poesia, contos, crônica, cordel, gibis, romance, leia também a bíblia se preferir, mais leia e verás se o que eu falo é real ou não. Leia e tome a liberdade, e tenha o direito de falar se estou certo ou errado.
Francis Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário